sexta-feira, 20 de março de 2020

LIVRO TÁTIL - BOM DIA COM ANINHA


O livro  BOM DIA COM ANINHA, foi desenvolvido a partir do projeto SENSeBOOK, de livros sensoriais, da FEEVALE em um edital do CAPES, programa Abdias Nascimento, e graduação sanduíche com 1 ano de intercambio em Portugal, em parceria com IPLEIRIA.
Foi o trabalho de conclusão do bacharelado em DESIGN.
A ideia nasceu no estágio realizado no LABIE ( Laboratório de  Inclusão e Ergonomia da Feevale) quando recebi da minha orientadora Regina Heidrich a tarefa de desenvolver a comunicação alternativa para uma menina com diagnósticos de PC (paralisia Cerebral) e TGD ( transtorno Global de Desenvolvimento).



 Pensei em um livro em múltiplos formatos com linguagens escrita, pictogramas, letra aumentada e Braille, assim qualquer criança poderá ler.

Como história pensei em uma rotina inicial do dia, para trabalhar hábitos saudáveis como fazer alongamento (bom para pessoas com atrofia muscular) arrumar a cama, cuidar da higiene, saber escolher uma roupa adequada para a temperatura, ajudar nas tarefas de casa, tomar café e ir para a escola. Queria fazer um livro interativo onde as crianças pudessem brincar e aprender.




Usando técnicas de artesanato e reciclagem misturei materiais como tecido, papel, feltro e outros.


Louça do café da manhã em papietágem .


Página em relevo em papel machê para  leitura tátil







Boneca com corpo que estica, para fazer alongamento, o truque é um " esqueleto" de elástico.




A personagem foi desenhada pelo Hermes de Lima em várias poses
para compor a história em pictogramas da comunicação alternativa.



A história foi montada de acordo com as atividades propostas em cada página.








Para a pesquisa científica busquei apoio em instituições de atendimento á crianças com deficiências. Fui recebida pela APAE de Novo Hamburgo, em uma turma de 11 alunos, onde primeiro eu ensinei a ler pictogramas, pois as crianças desta turma ainda não desenvolveram a leitura. Também ensinei a leitura de pictogramas para os alunos da escola de Educação Especial Keli Meise Machado, em uma turma de 6 alunos surdos. Também fui recebida na ADEVIS ( Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo)  onde 6 crianças com baixa visão ou cegueira experimentaram as páginas táteis do livro.








Primeira página de atividades: fazer alongamento e arrumar a cama, colcha reversível listas ou xadrez. 

Validação na APAE

Validação na ADEVIS

Validação na Keli Meise


Segunda página de atividades: após fazer higiene no banheiro, arrumar o cabelo.

Validação na APAE

Validação Keli Meise

Validação ADEVIS

Terceira página de atividades: vestir a personagem com roupas de frio ou calor.

Validação na APAE

Validação na Keli Meise

Validação na ADEVIS

Quarta página de atividades: arrumar a mesa para o café e montar sanduíche.

Validação ADEVIS, cheiro de café.

Validação APAE

Validação na Keli Meise

E para encerrar a história, Aninha vai para a escola, um caderno e um estojo com material escolar para motivar o aprendizado.






Eu e minha orientadora Regina Heidrich com a versão da história onde a personagem é uma menina negra chamada Laila, mas isso já outra história! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário